Audição | CARNE
A Noitarder procura:
: uma atriz (+de 40 anos) - personagem A
: um ator (+35 anos) (fluente em português, mesmo se com pronúncia de outros países.) - personagem E
Esta audição procura intérpretes para o espetáculo CARNE, com direção artística e texto de Raquel S., a estrear em Dezembro de 2025 no Porto, no Teatro Carlos Alberto. Este espetáculo terá interpretação de António Júlio, Maria do Céu Ribeiro, Maria Jorge, Romeu Costa e uma outra atriz a definir ainda. A cenografia e os figurinos estarão a cargo de Pedro Azevedo, a música de José Alberto Gomes e a luz de Wilma Moutinho. A direção de produção será da Inês Maia | Pé de Cabra.
SOBRE A AUDIÇÃO
1ª FASE
A audição terá duas fases: na primeira, pedimos às pessoas candidatas que nos escrevam acerca do seu interesse no projeto e apresentando os pontos mais importantes do seu percurso profissional. Pedimos, também, que nos enviem cv ou portfólio (sempre que possível, com material vídeo).
NOTA IMPORTANTE: Antes de se candidatarem, escrevam-nos para comunicacao.noitarder@gmail.com, para que possamos enviar-vos o texto do espetáculo. Este texto tem algumas especificidades do ponto de vista da escrita, que gostaríamos que conhecessem antes de se candidatarem.
Caso não recebam confirmação de recepção de candidatura, reenviem o email, por favor.
Esta fase de inscrição fechará a 5 de Maio. Até dia 10 de Maio, comunicaremos se passaram à segunda fase.
2ª FASE
A segunda fase consistirá numa audição presencial no Porto. Nesta audição, as pessoas candidatas apresentarão uma cena a partir de um fragmento do espetáculo [+- uma página de texto]. Estas audições terão lugar em data a acordar (durarão meia hora, mais ou menos), entre 19 e 24 de Maio. Caso haja indisponibilidade em algum destes dias, pedimos que comuniquem no email de candidatura.
A Noitarder pagará a cada pessoa que fizer audição presencial um valor de 50€ (mediante recibo).
Os resultados finais serão comunicados a 25 de Maio.
DATAS DO PROJECTO
: duas semanas de trabalho dramatúrgico de 8 a 12 e de 15 a 19 de Setembro, no Porto. O trabalho será apenas no turno da tarde.
: será pedido aos intérpretes que, durante o intervalo entre o trabalho dramatúrgico e os ensaios, decorem o texto.
: ensaios de 3 de Novembro a 10 de Dezembro, no Porto. Só no turno da tarde (15:00-19:00).
: montagens e ensaios no teatro de 10 a 17 de Dezembro. Plano de trabalho a definir.
: O espetáculo estreia a 18 de Dezembro e fica em cena até dia 21
CACHET
: será feito de um contrato com termo certo com duração de 3 meses, com o valor bruto mensal de 1.050€ (3.150€ no total), aos quais acresce subsídio de alimentação com o valor de 5,20€/ dia.
: caso as pessoas selecionadas estejam deslocadas, a Noitarder tomará a seu cargo o alojamento.
SOBRE O PROJECTO
CARNE é uma peça da dramaturga Raquel S. escrita no âmbito da École des Maîtres 2020 (primeira edição dedicada à dramaturgia, que selecionou 8 dramaturgues de 4 países europeus). O texto, lido em França, Bélgica, Itália e Portugal, foi traduzido em duas línguas e publicado em Portugal.
CARNE dá a ver uma família que se junta para jantar na véspera de Natal. A, irmã sempre simpática, é companheira de F, que nunca consegue acabar uma frase; B, ansiosa porque está com toda a família ao mesmo tempo, e C, que fala e fala, vêm sozinhos; juntam-se em casa de D, que está com a cabeça noutro sítio. E, viúvo da irmã que já morreu, junta-se. Noutra divisão, a Mãe apodrece, verde, mas ainda consegue dizer palavras que, como ela, se decompõem e se desfazem
Esta peça é uma pesquisa acerca da distância intrínseca ao ato de nomear, componente fundamental da linguagem. Procura-se – num eco da razão pela qual se celebra o Natal – trabalhar graus de incarnação e descarnação da estrutura das frases. O texto questiona a família enquanto pilar da sociedade, colocando-a como lugar de incomunicabilidade e de atrito. A família, enquanto estrutura, exige reflexão e questionamento: pode ser o primeiro lugar de alienação. O projeto procura infiltrar-se criticamente, dinamitando a estrutura linguística mais básica: a conversa. A comunicação é um terreno pantanoso e difícil, que acaba por degenerar em micro-agressões constantes.
projeto financiado por . República Portuguesa e Direção Geral das Artes