DESCANSAR
Quando a minha mãe morreu, a minha avó mandou fazer uma lápide com um texto.
A fonte é comic sans.
DESCANSAR é um projecto Noitarder que vê o cemitério tanto como lugar de memória e saudade, como enquanto lugar de esquecimento e estratificação social, como enquanto repositório de uma forma literária expressiva, emotiva e desierarquizada: as palavras nas campas.
À querida filhinha Izabel Maria com eterna saudade dos seus paes Carolina e. Alvaro
ou
PORQUE SENHOR
DO CAOS TUMULTUARIO
TÃO BELA
E ESPERANÇOSA
ERGUESTE A VIDA
SE AO PÉ DA VIDA
COLOCASTE A MORTE
PORQUE
ou
DEIXA A COSTURA E VEM COMIGO AO PÃO
Como se expressa a perda? O que escrevemos em pedra? Com que floreiras, que anjos de pedra, que espinhos de mármore, que livros de granito?
No Cemitério dos Prazeres há um portãozinho. Depois, uma avenida para o jazigo-pirâmide dos Duques de Palmela. Dos dois lados, há campas térreas, com cruzes simples. Como velas dos duques, lá jazem os empregados, reféns para sempre, como se ainda ao lado da mesa, ainda curvados, de luva branca.
No primeiro espectáculo da Noitarder, Longe, pensámos acerca de como nos escapam constantemente as imagens mentais dos nossos mortos, diluídas noutras memórias. DESCANSAR continua o tema, mas foca-se nos cemitérios e, por isso, nos corpos. Por um lado, no que acontece a um cadáver: o que fazem as funerárias, os hospitais? O que acontece aos nossos caixões, às nossas roupas, aos nossos ossos, aos nossos cabelos?
E, do lado dos vivos, o que fazemos? Que rituais, onde? Que decisões estéticas tomamos? DESCANSAR procura pensar acerca dos cemitérios e da presença destas tensões: são lugares de homenagem mas, também, de leitura de diferenças sociais e políticas, económicas e de género, entre outras.
O cemitério é um espaço altamente performático: por um lado, ritualístico; por outro, quotidiano (há tigelas de comida de gato, vassouras atrás de jazigos, hastas públicas); é também um espaço público que implica opções estéticas tomadas por muitas pessoas. É ainda um limiar: os mundos dos vivos e dos mortos co-existem. Há uma presença simbólica, imaginária, religiosa, fantasmagórica. E um movimento lento e imparável: a decomposição.
O cemitério é um lugar de cruzamento e tensão: e, por isso, iminentemente teatral.
How do we express grief? What do we write in stone? DESCANSAR [RESTING] looks into cemeteries and into what happens o the dead body.
And what differences can be read in de cemeterial space? What rituals? Where? Which aesthetic decisions do we make when we bury a loved one?
DESCANSAR aims at thinking about the tensions within this space: not only a place of memory and homage, but also a space of social, political, economic and gender differences.
direcção artística e texto. artistic direction and text Raquel S.
interpretação e co-criação . performance and co-creation Júlia Valente e Leonor Cabral
cenografia e figurinos . set and costume design Pedro Azevedo
música e espaço sonoro. music and soundspace José Alberto Gomes
luz. light Tiago Silva
apoio à luz . light support Renato Marinho
vídeo e imagem . video and image Nuno Matos
contribuição dramatúrgica e apoio ao movimento . dramaturgical contribution and choreographic support Vera Santos
direcção de produção . production management Inês Maia | Pé de Cabra
apoio à produção . production support Jessica Duncalf
apoio . support TUP - Teatro Universitário do Porto
confecção de figurinos . costume making Ana Fernandes, Delfina Oliveira e Rosa Almeida
um espectáculo a Noitarder – Associação Cultural show
co-produção. coproduction bolsa de criação grant O Espaço do Tempo, com o apoio do BPI e da Fundação "La Caixa", e and Teatro Municipal do Porto
agradecimentos . acknowledgments ACAPO, ACE Escola de Artes e Teatro do Bolhão, Ana Carolina (atenta aos nomes desaparecidos), CRL - Central Elétrica, Dário Pais, Eduardo Brandão, Joana Mont' Alverne, Mafalda Banquart, Maria do Carmo e Francisca Costa, mala.voadora, Marisa Catita, membros dos grupos Cemitérios Históricos de Portugal e Cemitério dos Prazeres – O Père Lachaise Português, Miguel C. Tavares, Palmilha Dentada, Rafaela Ferraz, Rute Pimenta, Sr. Joaquim e funcionários da Raquel Silva, Lda. Artigos Funerários, Steel Point.
ALGUNS EPITÁFIOS QUE ENCONTRÁMOS NA NOSSA PESQUISA
Escreveram acerca de DESCANSAR
Raquel S. trabalha a morte para ela não ser tão assustadora, de Daniel Dias, no Público
Formando do seminário Opiniões Fortes, do Espaço do Tempo
DESCANSAR esteve em cena, na sua primeira versão, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2023 na Blackbox do Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Esteve depois em cena a 27 e 28 de Março de 2024 no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.
Raquel S. trabalha a morte para ela não ser tão assustadora, de Daniel Dias, no Público
Formando do seminário Opiniões Fortes, do Espaço do Tempo
DESCANSAR esteve em cena, na sua primeira versão, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2023 na Blackbox do Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Esteve depois em cena a 27 e 28 de Março de 2024 no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.