DESCANSAR
DESCANSAR é o quinto espectáculo da Noitarder e estreou em Novembro de 2023 em Montemor-o-Novo, n’O Espaço do Tempo, no ET/FEST.
O que escrevemos em pedra? Que livros de mármore, que floreiras, que fotomontagens usamos para homenagear as pessoas que morreram? Que decisões estéticas tomamos? DESCANSAR parte dos cemitérios: lugares de homenagem, por um lado, mas, por outro, de leitura de diferenças sociais, políticas, económicas, de género, entre outras. O cemitério é um espaço altamente performático: por um lado, ritualista; por outro, quotidiano (há tigelas de comida de gato, vassouras atrás de jazigos, hastas públicas). É ainda um limiar: os mundos dos vivos e dos mortos coexistem. Há uma presença simbólica, imaginária, religiosa, fantasmagórica. E um movimento lento e imparável: a decomposição. O cemitério é um lugar de cruzamento e tensão e, por isso, iminentemente teatral.
What do we write in stone? What marble flowers, books, what photomontages do we use to honor our dead? DESCANSAR (TO REST) looks at cemeteries: places of homage, on one side but, on the other, of social, political and economic differences. Cemeteries are highly performatic spaces: ritualistic, yet mundane. And also, liminal spaces, where the world of the living co-exists with the world of the dead.
direção artística e texto. artistic direction and text. Raquel S.
interpretação e co-criação. performance and co-creation. Júlia Valente e. and. Leonor Cabral
cenografia e figurinos. set design and costumes. Pedro Azevedo
música e espaço sonoro. music and soundspace. José Alberto Gomes
luz. light.Tiago Silva
vídeo e imagem. video and image. Nuno Matos
contribuição dramatúrgica e apoio ao movimento. dramaturgical contribution and movement support. Vera Santos
confecção de figurinos. costume execution. Ana Fernandes, Delfina Oliveira e. and. Rosa Almeida
direção de produção. production managing. Inês Maia | Pé de Cabra
apoio à produção. production support. Jessica Duncalf
um espectáculo. a. Noitarder – Associação Cultural. show
apoio. support. TUP - Teatro Universitário do Porto
co-produção. coproduction. bolsa de criação. creation grant. O Espaço do Tempo, com o apoio do. with the support of. BPI e da Fundação "la Caixa", e. and. Teatro Municipal do Porto
Agradecimentos. ackowledgments. ACAPO, ACE Escola de Artes e Teatro do Bolhão, Ana Carolina (atenta aos nomes desaparecidos), CRL - Central Elétrica, Dário Pais, Eduardo Brandão, Joana Mont' Alverne, Mafalda Banquart, Maria do Carmo e Francisca Costa, mala voadora, Marisa Catita, membros dos grupos Cemitérios Históricos de Portugal e Cemitério dos Prazeres – O Père Lachaise Português, Miguel C. Tavares, Palmilha Dentada, Rafaela Ferraz, Rute Pimenta, Sr. Joaquim e funcionários da Raquel Silva, Lda.
imprensa
Raquel S. trabalha a morte para ela não ser tão assustadora, de Daniel Dias, no Público
DESCANSAR esteve em cena em 24 e 25 de Novembro de 2023, na Blackbox d’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, no ET/FEST, e em 27 e 27 de Março de 2024, no Rivoli, Teatro Municipal do Porto.
No âmbito deste projecto, nos dias 14 e 16 de Março de 2024, Raquel S. orientou duas visitas guiadas ao cemitério do Prado do Repouso.
O livro DESCANSAR será editado em 2026.